BREVE HISTÓRIA
O Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste é um evento científico de grande relevância nacional com realização bianual desde 1970, por iniciativa de pesquisadores e professores de educação superior para a construção de espaço coletivo de socialização da produção científica regional no campo da educação e desenvolver reflexões e proposições sobre problemas e políticas educacionais, bem como encaminhamento de trabalho conjunto.
Na origem, havia um maior protagonismo de pesquisadores de universidades federais, mas o EPEN ampliou o coletivo com a adesão de profissionais de instituições de educação superior privadas, da educação básica e outros institutos e centros de pesquisa. Com o desenvolvimento de cursos de Mestrados no campo de conhecimento no Nordeste, a partir de 1972, e posteriormente de doutorado, esse evento cresce a cada edição com o aumento da produção científica e dos participantes e consolida-se com a coordenação dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região, sem romper a articulação necessária com instituições estatais formuladoras e gestoras de políticas públicas e com a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd.
No percurso do EPEN, registram-se três períodos com movimentos históricos específicos: o período de 1970 a 1999, com regionalidade nordestina; o período de 2001 a 2014 em uma trilha conjunta das regiões Nordeste e Norte; e a partir de 2016 com o retorno à regionalidade nordestina e vínculo mais efetivo com a ANPEd, e instituindo as coordenações de Grupos de Trabalho.
O primeiro período de 1970 a 1999 relacionou-se ao processo de desenvolvimento e consolidação da pós-graduação na região e à ampliação do número de pós-graduados atuando nas instituições de pesquisa e educação superior. As edições do EPEN foram relevantes não somente para socializar a produção intelectual na região, mas, também, para criar redes de solidariedade entre Programas e desenvolvimento de atividades conjuntas. Não houve acesso de informações no intervalo de tempo 1970 a 1987 que incluem oito edições. As edições posteriores do EPEN foram:
IX EPEN, João Pessoa, PB, UFPb, 1989.
X EPEN, Fortaleza, CE, 1991 – Tema: “A Educação, Ciência e Tecnologia: Nordeste na trajetória da política nacional de educação” (com 12 GT).
XI EPEN, Recife, PE, UFPE, 1993 – conjunto com a Reunião da SBPC – Tema: “Ciência e Qualidade de Vida: contribuição da pesquisa educacional”.
XII EPEN, Teresina, PI, UFPI, 1995 – tema não identificado.
XIII EPEN, Natal, RN, UFRN, 1997 – tema não identificado.
XIV EPEN, Salvador, BA, UFBa, 1999 – Tema: “Avaliação Institucional”.
O segundo período com a integração Norte e Nordeste foi decisão tomada nas duas reuniões regionais, ocorridas durante a 23ª Reunião Anual da ANPEd, no ano 2000, em Caxambu – MG, na perspectiva de fortalecer as duas regiões no espaço nacional e dar maior visibilidade à produção científica de regiões marcadas por número reduzido de programas de pós-graduação e muitas exclusões, desigualdades sociais e educacionais. O primeiro evento conjunto ocorreu em São Luís – MA no XV EPENN: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, em 2001, com o tema “Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania”, sediado na Universidade Federal do Maranhão. Nesse período integrado, foram realizadas as seguintes edições:
XV EPENN. São Luiz, MA: UFMA, 2001 – Tema: “Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania”.
XVI EPENN. Aracaju, SE: UFS, 2003 – Tema: “Educação, Pesquisa e Diversidade Regional”.
XVII EPENN. Belém, PA: UFPA, 2005 – Tema:” Educação, Ciência e Desenvolvimento Social”.
XVIII EPENN. Maceió, AL: UFAL, 2007- Tema: “Inovações, Desafios e Resultados”.
XIX EPENN. João Pessoa, PB: UFPB, 2009 – Tema: “Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social”.
XX EPENN. Manaus, AM: UFAM, 2011 – Tema: “Educação, Cultura e Diversidades”.
XXI EPENN, Recife, PE UFPE, 2013 – Tema: “Internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: implicações para a pós-graduação”.
XXII EPENN, Natal, RN, UFRN, 2014 – Tema: “Pós-graduação em Educação do Norte e Nordeste: produção do conhecimento, assimetrias e desafios regionais”.
Nessa edição de 2014, programas de pós-graduação, pesquisadores e educadores conscientes do crescimento da participação com o avanço da pós-graduação nas duas regiões, desenvolveram novas reflexões sobre a necessidade do retorno à demarcação regional, separando as duas regiões, porque além de discutir especificidades regionais, fortaleceria ambas no cenário nacional. Nesse novo movimento de reafirmação da regionalidade nordestina, desenvolveram-se o 23º ao 25º agora EPEN, tornando-se também Reunião Científica Regional da ANPEd.
XXIII EPEN, Teresina, PI, UFPI, 2016 – Tema: “Caminhos da Pós-graduação em Educação no Nordeste Brasileiro”.
XXIV EPEN, João Pessoa, PB, UFPb, 2018 – Tema: “Educação e Democracia em Risco: o papel da pós-graduação em tempos de crise”.
XXV EPEN, Salvador, BA, UFBa, 2020 – Tema: “Educação, (Re)Existência: desafios da pesquisa e produção de conhecimento”
Com a criação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em 1978, as edições do EPEN mantiveram estreita relação com essa entidade associativa dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores eestudantes a eles vinculados e demais pesquisadores da área. Essa evidência tem registro em Anais encontrados, na década de 1990 e seguinte. Porém, desde a edição de 2016, o EPEN assumiu-se também como Reunião Científica Regional Nordeste da ANPEd.
A ANPEd é entidade sem fins lucrativo, constituída por sócios institucionais (programas de pós-graduação stricto sensu) e sócios individuais (pesquisadores, professores e pós- graduandos), com atuação nas lutas pelo desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, numa perspectiva democrática e de justiça social. Especificamente, a entidade promove a pós- graduação e pesquisa em educação no país, fortalecendo programas, grupos de pesquisa e pesquisadores no debate político e acadêmico e, articuladamente, constitui-se como força social para direcionar políticas públicas de democratização da ciência, de financiamento público e de qualidade da produção científica e acadêmica. Na estrutura da ANPEd, também, incluem-se o Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) e o Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), incluindo ainda um veículo de socialização científica (Revista Brasileira de Educação). Atualmente, as reuniões nacionais e regionais da ANPEd, do FORPRED e FEPAE consolidam o espaço permanente de debate e de formação pós-graduada e de pesquisa. Esta edição do XXVI EPEN – Reunião Científica Regional Nordeste da ANPEd tem como tema “PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS” com realização no período de 22 a 25 de novembro de 2022, acolhida na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, Maranhão, constituindo-se em espaço privilegiado de formação acadêmica e de análises, reflexões e sínteses do conhecimento científico no campo da educação. O EPEN fortalece o desenvolvimento do Nordeste, da ciência e da educação.